DEFESA E SEGURANÇA: Investir, reforçar e modernizar


As condições geopolíticas atuais tornam incontornável o reforço do investimento no setor da Defesa. O Governo cumprirá os compromissos internacionais assumidos de reforço do investimento neste setor, atingindo 2% do PIB em 2029.


Apostamos no reforço das medidas preventivas e de fortalecimento do Sistema de Proteção Civil, envolvendo todos os intervenientes, desde os corpos de bombeiros e autarquias locais até às autoridades competentes.


Estamos a aumentar o policiamento de proximidade e a reforçar a cooperação entre as diferentes Forças de Segurança, garantindo a adoção de meios técnicos e tecnológicos mais eficientes, como mais videovigilância em mais localidades.


Vamos implementar diversas medidas para otimizar os recursos e reforçar os sistemas de segurança nos estabelecimentos prisionais, garantindo o seu bom funcionamento.


Estamos a desenhar uma nova Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e um Plano Nacional de Resposta a Crises e Incidentes de Cibersegurança, em grande escala, prevendo ainda a criação de sete centros de competências e de uma Academia.