DESPORTO E VOLUNTARIADO: Prioridade ao Desporto na Juventude
A prática desportiva permite obter benefícios do ponto de vista formativo, e de saúde relevantes, além de promover a integração dos jovens nas suas comunidades.
O Governo pretende com o Plano de Desenvolvimento do Desporto Nacional, conciliar uma atividade desportiva regular, eventualmente de âmbito associativo ou de clube, com o sucesso académico.
Quando o desempenho dos jovens, seja compatível com o alto rendimento, o reforço das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento permitirá o desenvolvimento de carreiras duais.
Prevemos envolver cerca de 13 mil jovens em projetos de mobilidade em 2025, dos quais mais de 60% são «jovens com menos oportunidades».
O Programa Escolhas continuará a promover a inclusão e coesão social, sendo reforçado pela sua integração no Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ). Serão também desenvolvidos os programas Arribar e Afirma-te.
No âmbito do voluntariado jovem, reforçamos o compromisso com o envolvimento cívico da juventude e a criação de oportunidades para o desenvolvimento de soft skills através do programa Agora Nós e do Corpo Europeu de Solidariedade (CES).